28/01/2019

Cuidados básicos para smartphone

Por Luhan Pietro Struecker

Provavelmente você passa mais tempo com ele na mão do que assistindo televisão. Tenho convicção de que você usa o smartphone para fazer muitas coisas. Mas provavelmente você não cuida dele de forma correta, ou minimamente correta. Então, vou listar nesse texto alguns cuidados básicos que devemos ter com o smartphone.

4 pessoas mexendo no smartphone

Kit proteção básica: capinha e película

foto traseira do smartphone com capa de proteção

Pelo simples fato do smartphone não ter um contato direto com qualquer superfície, reduz muito a probabilidade de danos: sejam eles superficiais ou internos. Por isso é tão importante a proteção.

As capinhas geralmente são emborrachadas com materiais que amenizam os impactos. Portando, mesmo que você ache feio, utilize capinha.  Outra proteção são as películas, que existem 2 tipos: a de vidro e a de silicone. A película de vidro tem como principal objetivo proteger a tela de arranhões em geral, sejam eles por fricção ou queda. Mas, devido a sua rigidez, a película de vidro não é muito eficiente em casos de queda ou impactos mais fortes. Por isso, sempre tome cuidado com quedas.

Já a película de silicone devido a sua não rigidez, protege melhor a tela quando há impactos mais fortes. A redução de reflexo na tela também é um diferencial: as películas de vidro são lisas e consequentemente, refletem 100 da luz recebida externamente. A película de silicone é fosca, e por isso, a visualização da tela fica preservada.

Calor!

smartphone em chamas

Eu sempre repito: eletrônico odeia calor! E com os smartphones não é diferente. O calor é danoso em todos os sentidos: a bateria perde bastante eficiência com o calor. E ainda, a duração da carga, a quantidades de cargas e descargas são 2 fatores que são diretamente influenciadas pelo calor. Por isso, fique em alerta quanto ao calor!

O processador do smartphone gera calor quando em funcionamento. Se o aparelho recebe calor de fonte externa e simultaneamente de fonte interna, o superaquecimento é inevitável. Muito cuidado com algumas capinhas, elas possuem a tarefa de proteger o telefone, mas às vezes, essa proteção é tão selada que não permite a troca de calor com o ambiente.

Dados privados

Muitas pessoas possuem fotos importantes em seus smarphones, de viagens internacionais, por exemplo. Geralmente, as senhas para acessar o aplicativo do Facebook, o site de compras e o e-mail estão sempre preenchidos. Graças aos eficientes sistemas de salvar credenciais que os smarphones possuem. Tudo certo até então. O problema aparece quando o smartphone é perdido ou roubado. Dados críticos ficam irrecuperáveis, informações são perdidas. Contudo, é muito importante realizar duas tarefas:

Ter o backup de tudo!

Google-Drive-Google-Fotos

Fotos, vídeos e imagens recebidas são os principais tipos de documentos a serem salvos. O backup é importante tanto para quando, acidentalmente, deixamos o smartphone cair na piscina, como também para quando ele é roubado, ou ainda, no caso de precisar formatar. O Google possui várias ferramentas nativas no Android que permitem esse backup para a nuvem, de forma automática e gratuita: Google Drive e o Google Fotos. Portanto, verifique se o seu smartphone tem esses apps e utilize

Ferramenta de bloqueio!

encontre meu dispositivoQuando falamos dos smarphones com Android, a Google possui muitas ferramentas para facilitar a recuperação e bloqueio de dados em casos de perda. Estou falando do Google Find My Device ou, Google encontre meu dispositivo. Se o serviço for configurado ele exibe a localização em tempo real do telefone, permite controlá-lo, realizar bloqueios, limpar dispositivo e entre outras atividades. Por isso, não espere algo acontecer, utilize a ferramenta agora!

Aplicativos suspeitos

google play protect logo

Esse conselho serve especialmente para quem utiliza Android. Recentemente o Google removeu mais de 50 mil aplicativos suspeitos de serem softwares maliciosos. Isso acontece, principalmente, pelo fato do Google ser flexível – e às vezes até muito transigente – com os apps que são incluidos na Google Play. Hoje os aplicativos disponíveis na Play Store recebem um selinho de verificado quando os aplicativos são de fonte confiável. Por outro lado, você pode ler os comentários antes de fazer o dowloand, isso ajuda bastante!

 


Com essas dicas simples muitos problemas podem ser evitados. Foram listadas soluções para proteção física e virtual do aparelho – e dos seus dados. Ou seja, agora é só colocar em prática.

Gostou do texto? veja mais dicas no artigo Rastreador de smartphone: aprenda a localizar seu Android

Talvez você também goste...