Homem mexendo no smartphone
05/03/2021

Como proteger meu WhatsApp?

Por Luhan Pietro Struecker

Olá caro leitor,

Se chegou até aqui provavelmente você ou alguém próximo foi vítima de uma das mais novas modalidades de invasão: a perda de titularidade de WhatsApp! Essa ação se resume em uma pessoa (mal intencionada) roubar o seu número de WhatsApp para  tentar extrair informações e principalmente dinheiro de seus contatos. Para saber como se prevenir desse incidente leia esse texto até o final. Descubra que a proteção é fácil de criar e bastam alguns minutos.

Objetivos

O principal objetivo de um hacker é solicitar depósitos para os contatos do seu WhatsApp. Com a tomada do seu número é  possível visualizar as suas últimas conversas (históricos) e retomar o diálogo com estes.  Contatos que possuem o nome de Filho, mãe, e demais familiares são os mais vulneráveis, pois, com estes contatos o hacker tem mais facilidade de solicitar depósitos sem grandes problemas. São pessoas confiáveis.

Também já foi detectado o hack para envio de mensagens em massa – fake news.

Como é feito

Antes de tudo, precisamos entender como o WhatsApp funciona! A empresa possui servidores que controlam de onde a mensagem vem e pra onde ela vai sem que ninguém no meio do caminho consiga interceptar, visualizar ou modificar essa mensagem através de criptografia. De forma bem simplificada, imagine que esses servidores tenham uma tabela com todos os números de telefone (chip) e aparelho de cada pessoa. Além destes dois itens, para garantir a autenticidade, existe um código que identifica esse aparelho.

Esse código é enviado para o seu smartphone por SMS no momento em que uma nova conta é autenticada.

Exemplificando

Número Aparelho Código de verificação
55 51 9.9919-1264 123456789 472-583

Dessa forma existe uma lista com todos os números e respectivos aparelhos. Bom, o que um hacker faz é solicitar um novo código de autenticação e de alguma forma (explicarei mais pra frente) ele consegue digitar esse código em um outro aparelho. E assim essa tabela é atualizada lá no servidor do WhatsApp e o número do aparelho é modificado. E o código de verificação também.

Vale lembrar que um número nunca é atribuído a 2 aparelhos simultaneamente, ou seja, caso alguém tome posse do seu WhatsApp, você perde todas as mensagens recebidas e enviadas a partir da perda.

Táticas de ataque

Então é só nunca passar esse código de verificação pra ninguém, correto? Sim. Mas às vezes isso é muito complicado. Vou contar uma situação. Um professor em tempos de reajustes de escola, fechamento de ano, baixa adesão de alunos, confusão de notas, sem avaliações. Um caos de reuniões intermináveis. A tardinha, exausto do dia-a-dia, ele recebe uma ligação de um número desconhecido. A pessoa identificava-se com um nome comum e dizia fazer um pesquisa para do IBGE – por telefone devido a pandemia. Justificativas aceitas, então começaram as perguntas. Após o questionário, a atendente  disse que o contatado receberia uma código por SMS que validaria as respostas. O código é recebido com a ligação ainda ativa e é repassado. Terminada a ligação, o professor nota que não tem mais acesso ao seu WhatsApp.

As pessoas podem ser pegas de surpresa em momentos de fragilidade, às vezes causado pela rotina pesada de uma dia estressante, problemas familiares e até financeiros.

Como proteger meu WhatsApp

O WhatsApp possui um mecanismo muito simples que pode te ajudar a não ter esse problema. Chama-se Verificação em duas etapas. Ela consiste em criar uma senha para abri o WhatsApp.

Número Aparelho Código de verificação PIN
55 51 9.9919-1264 123456789 472-583 159753

Agora caso aconteça do seu WhatsApp seja hackeado além do código de verificação (que você recebe por SMS) o código PIN também será exigido no primeiro uso. Com essa segurança adicional será impossível que um hacker consiga acessar as suas conversas e se passar por você.

Como criar o PIN

Tudo acontece no seu smartphone dentro do aplicativo. Vamos aos passos:

Acessando configurações

No WhatsApp acesse configurações

Configurações WhatsApp

Acesse o menu Conta

Configurações do WhatsApp - Conta

Acesse o menu Configurações em duas etapas

Configurações - PIN

Crie seu código PIN. Ele precisa ser de 6 números

Configurações do WhatsApp - PIN 2

Confirme seu código PIN

Configurações - PIN 3

Por último, informe seu e-mail. Ele é usado em casos de esquecimento do código PIN

WhatsApp solicitando autenticação

WhatsApp solicitando autenticação PIN

Com estes passos realizados a senha adicional está criada! A última imagem mostra como é solicitado o código PIN após a inserção do código de verificação em caso de roubo de WhatsApp.

Vale lembrar que isso não impossibilita que um hacker solicite seu código de ativação, porém caso em consiga, será solicitado a ele o código PIN para dar prosseguimento. Claro que isso gera um pequeno problema até que o controle do seu cadastro seja recuperado, mas pelo menos ninguém se passará por você.

Quer mais dicas? Então confira o texto que fala sobre cuidados importantes com o smartphone clicando aqui!

Acesse o vídeo da Casatec que a gente explica de um jeito diferente: https://www.youtube.com/watch?v=rv2uyCKJxaU

E aí, já criou o seu PIN? Tá com dificuldades? A gente te ajuda! Entre em contato aqui pelo blog mesmo.

 

Talvez você também goste...