07/06/2018

Word, Excel, Power Point: porque fazer um Curso Pacote Office?

Por Luhan Pietro Struecker

Microsoft Office é um pacote de aplicativos da Microsoft, muito úteis tanto para iniciantes quanto para profissionais. O Office tem uma licença paga, embora o preço esteja sendo reduzido nos últimos anos, a pirataria continua forte com este pacote de programas.

Já existem versões gratuitas do Office, que tem algumas funções reduzidas. Estas versões têm formatos diferentes, mas os arquivos são reconhecidos pelo Office pago, assim como os programas gratuitos reconhecem os arquivos do Office. Os formatos da Microsoft já são padrão mundial.

Com o mundo cada vez mais informatizado, o mercado de trabalho atual demanda dos candidatos habilidades relacionadas ao uso de computador. Há diferentes tipos de cursos na área de computação para quem precisa de um diferencial no currículo.

A popular suíte de aplicativos de escritório é uma das mais usadas pelas empresas para elaborar documentos, planilhas, apresentações e arquivos em geral. Muitas pessoas conhecem o Office, mas utilizam os programas de forma superficial ou amadora, sem aproveitar os recursos mais avançados. Saiba que o conjunto de software oferece muitas funcionalidades desconhecidas pelos usuários comuns.

Isso significa que dominar o Pacote Office de modo mais abrangente é um requisito fundamental no momento da contratação de funcionários na área administrativa. Além disso, as ferramentas de escritório são utilizadas também para trabalhos escolares e frequentemente exigidas em editais de concursos públicos.

Listamos abaixo os

Principais aplicações do Microsoft Office

Word

É um editor usado para a digitação de artigos e formatação de textos. Ele é capaz de editar as fontes, estilos, parágrafos, listas e demais aspectos de um documento. Ter o domínio do Word é um diferencial essencial na busca de qualquer emprego. Além de suportar textos, ele permite a integração de outros formatos no mesmo documento, como tabelas, desenhos, gráficos e imagens.

Excel

É essencial na criação de planilhas, tabelas e relatórios. Possui diversas funções que facilitam cálculos mais complexos. Um curso de Excel é um grande investimento para atuar em profissões que lidam com números e estatísticas. A ferramenta é ideal para o controle de fluxo de caixa, contabilidade, análise de dados estatísticos, planejamento de despesas, controle de vendas, cálculo de preços, entre outros.

Power Point

É usado para a elaboração de slides. Os arquivos produzidos com o programa servem para tornar mais dinâmico o conteúdo de reuniões, palestras e aulas. A interface permite a inserção de dados, tabelas, áudio e vídeo em um só arquivo, com formato específico para apresentações em retroprojetor, computador e outros dispositivos.

Outlook

O programa funciona como um gerenciador de contas de email, muito usado em cargos que dependem da comunicação por email no dia a dia profissional.

Em vez de utilizar provedores comuns como Gmail ou Yahoo, as contas corporativas possuem emails personalizados. Portanto, o Outlook serve como plataforma de envio e recebimento de mensagens. O aplicativo possui também calendário para controle de agenda e compromissos, além de cadastro de contatos e tarefas.

Bônus round

Tenha conhecimento de computação exigido em concursos públicos

A informática é uma das disciplinas mais comuns em editais de concursos públicos. A matéria é cobrada nas provas e costuma eliminar muitos candidatos despreparados. O erro comum dos concurseiros inexperientes é achar que o simples fato de utilizarem o computador já é garantia de bom desempenho na avaliação. A prova não é prática, ela é feita com perguntas e respostas, da mesma forma que ocorre com Português e Matemática. Por isso, é necessário estudar o conteúdo com mais atenção na aula de informática para ser aprovado.

Os cursos são grandes aliados de quem precisa aprender informática para passar em concursos. Eles ajudam o candidato a ter maior domínio dos aplicativos, principalmente o curso de Excel, que traz noções da ferramenta com um método simples de entender. As questões referentes a planilhas e funções costumam ser as grandes vilãs dos exames, então comece estudar o Pacote Office completo e se preparar.

É preciso salientar que o organizador do concurso público pode ainda exigir a comprovação do conhecimento em vez de aplicar questões de informática. Essa etapa é conhecida como prova de títulos.

Obtenha uma comprovação de estudos

De acordo com reportagem do site G1, muitos candidatos têm o péssimo hábito de mentir no currículo, informando que possuem curso de computação e conhecimento em Pacote Office. Por esse motivo, os recrutadores pedem uma certificação para comprovar os estudos na área de informática.

Talvez você também goste...