23/02/2018

7 práticas que danificam seu equipamento

Por Luhan Pietro Struecker

Hoje, mais do que nunca, passamos muito tempo grudados nas nossas telinhas favoritas, seja para trabalhar, seja para se divertir ou até mesmo para matar a saudade de quem está longe. É praticamente impossível passarmos o dia sem utilizar ao menos alguns minutos nossos eletrônicos.

Então acaba sendo super normal colocar o notebook em cima da mesa nos dias de almoço corrido ou o celular bem ali do lado da pia enquanto você escova os dentes e por aí vai…Mas você sabia que além dos acidentes comuns existem alguns hábitos que podem estragar esses eletrônicos?

1. Equipamento no colo ou na cama

Resultado de imagem para notebook na cama

É bem comum colocarmos o notebook apoiado no colo até mesmo na cama. Mas você sabia que esse costume pode prejudicar o aparelho? Quando apoiados sobre superfícies não rígidas, os equipamentos podem superaquecer reduzindo sua vida útil. Essa prática pode ainda danificar a bateria. Calor e armazenamento de energia são inimigos!

2. Carregador errado

Resultado de imagem para carregador errado universal

Muito cuidado com o carregador do seu eletrônico: notebook, tablet ou smartphone. Tanto faz. Procure sempre usar o carregador original. Cada equipamento é desenvolvido com uma potência específica: voltagem e amperagem são características específicas. Às vezes encontramos fontes semelhantes, onde o conector é parecido com o original. O equipamento pode até ligar e funcionar. Mas provavelmente ele está trabalhando com mais ou menos energia do que o recomendado, fazendo assim com que ele trabalhe de forma forçada. Claro, isso diminui a sua vida útil e provavelmente trabalha em uma temperatura acima do recomendado pelo fabricante. Ah, e nada de fontes paralelas!

 

3. Ambientes úmidos

Não queira levar seu notebook para todos os lugares possíveis. Você precisa se desconectar às vezes. Na hora do banho não há necessidade de leva-lo junto. Nem seu smartphone. Regra da eletrônica: umidade e eletrônica são grandes inimigos. A presença de umidade com a geração de calor dos equipamentos propicia a oxidação dos contatos eletrônicos. Logo logo haverá mau contato nas conexões.

4. Líquido perto dos aparelhos

Resultado de imagem para notebook com refrigerante

Por mais que você seja uma pessoa cuidadosa, tomar qualquer tipo de líquido perto do seu aparelho pode ser fatal. O derramamento de líquido em placas eletrônicas, podem causar danos irreversíveis. Pois bebidas são condutoras de energia e quando aparelhos ligados são “brindados” com alguns mililitros de refrigerante, o curto circuito é quase inevitável.

5. Cigarro

Resultado de imagem para cigarro

Pode até parecer inofensivo, mas fumar perto do seu notebook prejudica sim. A nicotina e os outros componentes químicos, quando em grande quantidade, geram uma película de “proteção”, grudando em qualquer superfície, ficando amarelado e engordurado. O mesmo acontece com o pulmão!

6. Capinhas

Resultado de imagem para capinha de notebook

As capinhas dos nosso equipamento são realmente bonitas. E ainda protegem o equipamento de uma possível queda da mesa. Isso não podemos negar. Mas, nem tudo são flores. Em consequência da proteção, as capinhas também favorecem a geração de calor no equipamento. E como você já sabe, calor e eletrônica não são uma boa combinação.

7. Sol e Calor

Resultado de imagem para notebook no sol

Tem gente que gosta de trabalhar ou até mesmo se divertir com seu notebook na beira da piscina ou à beira mar num dia de sol e calor. Se você se encaixa nesse grupo, fique atento. Sol e calor podem causar danos irreversíveis, além de superaquecê-los. Bateria e a tela também sofrem com essas condições.

 

E aí, você se identificou com alguns desses hábitos? Alguma prática nociva ficou fora dessa lista? Conta pra gente! Comente no campo abaixo.

Talvez você também goste...