11/01/2019

Série Wifi: Afinal, pra que serve o modem?

Por Luhan Pietro Struecker

 

Os diferentes tipos de modem disponíveis no mercado estão entre os elementos mais importantes na revolução promovida pela internet. Eles são responsáveis por fazer a conexão entre computadores, celulares, videogames e outros dispositivos.

diversos modens

diversos modens

Graças aos modens, temos a internet como algo indispensável à nossa vida, seja para compartilhar conteúdos nas redes sociais, jogar, assistir a filmes e séries, ouvir músicas, fazer pesquisas, procurar receitas ou pagar contas.

O modem é um dispositivo eletrônico que conecta o seu computador ao provedor de internet, transmitindo dados de um para o outro através da linha telefônica, por exemplo.

Para conexões com base em linha telefônica, a função de um modem é transformar ou traduzir um sinal digital para onda analógica, e ao mesmo tempo, a tarefa inversa: reconvertê-lo para o formato digital, possibilitando assim a conexão com a internet.

Tipos de modem: características e diferenças

Os provedores de internet oferecem diversos tipos de estrutura para o acesso à web, que pode ser via telefone, cabo, fibra óptica ou até satélite. Listaremos abaixo os tipos mais comuns de modem no Brasil.

Cable modem (coaxial)

modem com conexão coaxial

Modem conexão Coaxial

Utiliza uma extensão do mesmo cabo coaxial que leva os canais da TV a cabo, para acessar a rede mundial de computadores, em alta velocidade.

O modem a cabo coaxial não compromete a linha telefônica, que fica livre para fazer e receber ligações. Na verdade, ele nem depende do telefone para funcionar, pois a conexão usa outra estrutura.

Modem ADSL

modem adsl

Modem ADSL OI

A tecnologia ADSL (Assymetric Digital Subscriber Line) utiliza a mesma estrutura de conexão via linha telefônica convencional dos antigos modens para internet discada(56k). Apenas diferencia-se deles por deixar o telefone livre e oferecer velocidades de transmissão de dados muito maiores.

Ou seja, o modem ADSL depende de uma linha telefônica para funcionar, mas a internet e o telefone podem ser usados simultaneamente. E assim como na internet a cabo coaxial, os assinantes da conexão ADSL pagam um valor fixo para navegar ilimitadamente.

Exceto a conexão discada (56k), essa que foi uma das primeiras tecnologias que permitiu a entrada da internet nas residências do Brasil.

Modem/roteador wireless

modemRoteadorWireless

Modem Roteador com Wireless

Os modens com serviço de Wi-Fi incluído são perfeitos para quem tem vários dispositivos que precisam de internet rápida e simultânea, como notebooks, smartphones, tablets, videogames e smart TVs. A maioria dos modens possui 4 portas para equipamentos cabeados.

Ele funciona também como roteador (modem router), permitindo criar uma rede sem fio com a sua conexão. A tecnologia wireless pode aparecer no modem a cabo (coaxial) e no ADSL. Atualmente, essa categoria de modem tem se difundido no Brasil devido a simplificação: modem e roteador com wireless no mesmo equipamento.

Modem 3G/4G

modem4g

Pen Modem USB

A internet móvel oferece conexão praticamente em qualquer lugar através das redes 3G e 4G. Uma das opções para acessar a banda larga móvel são os smartphones, que usa o sinal das antenas de operadoras de telefonia. Uma das vantagens dessa conexão, apesar de trabalhar com latências maiores, é sua mobilidade.

Outra alternativa é o modem externo USB. Nele, é inserido o chip da sua operadora e conectá-lo ao notebook ou outro dispositivo para acessar a internet. Recomendado para quem precisa de internet e trabalha em constate deslocamento.

Modem fibra óptica

foto traseira modem fibra com 4 portas lan e wifi

Modem com Fibra Optica

A fibra óptica é uma tecnologia de alta performance, oferecendo o que há de mais avançado em termos de conectividade. Cabos do tipo, com diâmetro na casa dos microns, podem transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas. Um fio de cobre convencional precisaria ter um diâmetro de seis metros para transmitir esse mesmo volume de dados. Como o material usado nos cabos não é vidro, há menos propensão de interferências eletromagnéticas. Isso preserva a qualidade do sinal, evita oscilações e perda de velocidade. O tipo de conexão se assemelha muito com a ADSL, tendo como princípio a alta disponibilidade e velocidade e estabilidade.


A série de 3 textos sobre wifi residencial estão linkados abaixo:

Afina, pra que serve o modem?

Roteadores e senhas

Repetidores de sinal

Talvez você também goste...