Pessoas trabalhando no ENIAC
24/10/2019

História da informática

Por Luhan Pietro Struecker

A Informática teve seu início na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois ela surgiu de uma necessidade: o cálculo. Quando um Francês denominado de Blaise Pascal, desenvolve a primeira máquina de calcular, a primeira calculadora, esta por sua vez foi desenvolvida para realizar cálculos de algoritmos. Isso tudo ocorreu na década de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos. Neste momento se dá início a história do desenvolvimento da informática no mundo.

Blaise Pascal

Já o primeiro computador surgiu em 1931 pela primeira vez no mundo uma máquina que realiza cálculos de forma automatizada. O computador foi desenvolvido por Vannevar Bush, através de uma pesquisa feita dentro de um centro de ciência e tecnologia, nos Estados Unidos. Contudo, este primeiro computador realizava funções restritas, mas estava muito além do seu tempo. Seu sistema era analógico, como por exemplo a função de uma calculadora, permitia a inclusão de números para que fossem executadas sequências numéricas infinitas, mas,  era propenso a muitos erros.

Vannevar Bush (1890-1974)

Vannevar BushEste engenheiro, visionário, inventor e político americano ficou conhecido pelo seu papel no desenvolvimento da bomba atômica, da ARPANET, e da ideia do Memex, um conceito percursor da World Wide Web. Vannevar Bush foi uma figura histórica e decisiva no desenvolvimento do complexo militar-industrial. Foi um importante responsável pelo financiamento militar da Ciência nos EUA. Durante sua carreira pública, Bush foi um propulsor da tecnocracia dos EUA e da centralização de inovações tecnológicas.

ENIAC

Electronic Numerical Integrator and ComputerENIAC (em português: computador integrador numérico eletrônico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala da história. Entrou em funcionamento em fevereiro de 1946 pelas mãos dos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo. Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos, possuía 17.468 válvulas termiônicas de 160 kW de potência.

Alguns anos mais tarde em 1962, surgiu a empresa que até hoje é muito conhecida, denominada HP que desenvolveu o disco magnético que tinha como objetivo armazenar as informações diretamente no computador. Antes o processo era feito e armazenado através da gravação dos dados em fitas e possuíam pouco espaço para o armazenamento, já o disco tinha maior capacidade de armazenamento.

Talvez você também goste...