22/02/2019

Marketing digital para negócios locais

Por Luhan Pietro Struecker

Com o avanço da internet é inegável que aos poucos os negócios locais também podem se beneficiar e muito de estratégias do marketing digital para atrair clientes. Neste texto vamos falar um pouco sobre como o comércio local pode usar esse tipo de marketing e assim não ficar para trás.

caixa com diversos programas

Graças a tecnologia de geolocalização (GPS), aplicada na segmentação dos anúncios, é possível direcioná-los para um público específico dentro de uma área pré-determinada. No Facebook, por exemplo, é possível definir o público que verá o seu anúncio como: Todas as pessoas da localização escolhida; Pessoas que moram próximas àquele local; Pessoas que estiveram recentemente na região de seu estabelecimento.

Com essa tática, você consegue definir o seu público-alvo e estabelecer a linguagem que será usada para se comunicar com ele – principalmente, para conquistá-lo e levá-lo até o seu estabelecimento.

Vamos listar abaixo alguns relatórios interessantes que o Facebook entrega de forma gratuita para qualquer usuário.

Número de Conexões

relatório de acessos do facebook para marketing

O Facebook gera um relatório muito interessante para que seja possível analisar quando os fãs – ou seguidores – acessam a fanpage. O relatório mostra a quantidade de acessos em cada dia da semana e clicando no dia, é exibido no gráfico abaixo os horários destes acessos. Dessa forma podemos encontrar os horários mais eficientes de postagem.

Impulsionamento de postagem

marketing por localização de negócio

Quando uma publicação é impulsionada, um fator de alcance, às vezes pouco explorado, é a localização. Quando investimos um valor em uma postagem impulsionada, e definimos alguns parâmetros de perfil do cliente: idade e gostos, por exemplo. Não adianta alcançar uma pessoa da cidade de Porto Alegre se a nossa empresa de roupas está localizada em Santa Cruz do Sul. Dessa forma, a tendência desse alcance ser convertido em venda, é baixíssimo. Então, por que não limitar esse anúncio impulsionado apenas para a cidade? Com isso, apenas clientes em potencial serão atingidos, e logo, a tendência de conversão aumenta. E tem mais! Você vai ter economia: o Facebook (e outras redes sociais) cobram pela quantidade de vezes que a publicação é exibida para um usuário.

Apareça

marketing pelo Google, Facebook e Instagram

Divulgue seu negócio em diversas plataformas. Google, Facebook, Instagram. Nunca sabemos qual rede preferida do cliente. Todas estas redes possuem ferramentas muito boas no quesito análise de dados, taxa de conversão, contagem e análise de cliques e muito mais. Explore-as!

Crie uma rotina de publicações

calendário e relógio azul

As redes sociais e o Google adoram clientes recorrentes. O alcance das publicações é muito maior quando há uma recorrência nas postagens. Por exemplo, crie postagens simples duas vezes por semana, nas terças e nas quintas às 11:30. Com essa estrutura de postagens definida, tanto Facebook quanto os clientes se habituam a ler alguma coisa relacionada ao seu negócio. Dessa forma, criamos o hábito de lembrar da empresa em horários de forma inconsciente. O Facebook permite agendamento de postagem. Assim, é possível desenvolver hoje e agendar para amanhã às 15 horas, por exemplo.

Redefina a estratégia de marketing com base nos resultados

peças de xadrez

Se as ações não estão gerando muitos cliques, talvez seja prudente revisá-las. Um baixo número de visitantes no perfil também pode indicar que a estratégia digital demanda alterações. Dessa forma, com o tempo será possível determinar quais táticas de marketing digital fornecem o melhor retorno sobre o investimento. Isso significa que você terá que reorientar o planejamento estratégico com base nos resultados apresentados. O importante é garantir visibilidade para que o público continue encontrando seu negócio.


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