12/02/2019

Como a tecnologia vai mudar o mundo

Por Sheila Marciani Geraldo

Que a tecnologia está evoluindo ninguém tem dúvidas, mas, o quanto isso vai impactar nosso mundo é uma incógnita. Você já parou para pensar que daqui a 5 ou 10 anos vão existir novos empregos e outros deixarão de existir?

jovens pensativo

Como o autor Yuval Noah Harari conta em seu livro “Sapiens Uma breve história da humanidade” o homo sapiens vem evoluindo e transformando tudo ao seu redor numa velocidade nunca vista antes.

Vamos pensar na revolução industrial e o impacto na agricultura. Os trabalhadores do campo foram para a cidade trabalhar em fábricas, mas, ao contrário do que pensam, isso não aconteceu porque buscavam qualidade de vida. As máquinas no campo já faziam o trabalho pesado de muitos trabalhadores, tornando seus empregos obsoletos. O mesmo aconteceu depois na indústria com a substituição da mão de obra por robôs para linhas de produção automatizada. Mas e agora? Quais os empregos e áreas a tecnologia e o avanço do conhecimento vão modificar significativamente?

Educação

sala de aula da google

O PhD Átila Iamarino conta em um de seus vídeos para o canal Nerdologia que metade do conhecimento sobre matemática, psicologia ou economia tende a ficar defasado em menos de 10 anos. Portanto, precisamos sempre estar em busca de atualização independente da área que escolhermos estudar e trabalhar.

Quanto mais conhecimento a tecnologia proporciona mais defasado fica o que já sabemos sobre algo. Por isso, quando mais habilidades desenvolvemos mais aptos a viver na sociedade da informação nos tornamos. Competências e habilidades como criatividade, pensamento computacional, pró atividade e senso de urgência são essenciais nos dias atuais.

O ambiente escolar tem muito a ganhar com a tecnologia, se ela for utilizada como ferramenta de desenvolvimento de habilidades. Ah, e competências como programação e análise de dados serão necessárias para todos. Mesmo que você não escolha cursos na área da computação. Precisamos começar a criar e não apenas utilizar.

Mercado de trabalho

robôs da amazon trabalhando

Empregos com tarefas repetitivas, que não exijam criatividade e tenham condições de trabalho ruins, tendem a ficar cada vez mais obsoletos. Por exemplo, em 2011 a gigante Amazon foi bastante criticada porque em seus centros de distribuição os funcionários desmaiavam de calor, o que é realmente horrível. Mas, o que a Amazon fez? Substituiu os funcionários por um linha de robôs de logística chamada Kiva.

O que isso quer dizer? Que trabalhos como caixas de supermercados, motoristas de aplicativos e operários de fábricas tendem a desaparecer em breve. É muito mais fácil e lucrativo para a empresa investir em automação do que melhorar as condições de trabalho dos funcionários.

Isso é ruim? Sim, mas, vai acontecer e você precisa estar preparado e qualificado para o mercado de trabalho do futuro. Por isso, desenvolva habilidades, busque conhecimento de forma autodidata, faça cursos. A tecnologia pode sim tirar muitos empregos, mas, também pode criar outros que ainda nem pensamos.

Entretenimento

jovens interagindo com tecnologia

Há 10 anos não utilizávamos Facebook, Instagram e WhastApp para conversar. Mas, as redes sociais são muito mais que uma forma de comunicação. São através delas que muitos encontram uma forma de lazer e entretenimento.

Isso é apenas uma das mudanças que a tecnologia proporcionou para o nosso entretenimento. Por exemplo, no ano de 2000 a BlockBuster era a maior rede de locadoras de filmes e vídeos games, ninguém na época imaginava que ela iria virar pó alguns anos depois. Chegou a receber uma proposta de compra de uma empresa que enviava DVDs por correio, mas, deu risada da proposta. Sabe quem era essa empresa? A famosa hoje Netflix. Em resumo, o que parece óbvio hoje pode mudar radicalmente daqui alguns anos.

Em conclusão, tenho a dizer que a Educação, o Mercado de trabalho e o entretenimento são apenas algumas das áreas que a tecnologia vai modificar e transformar ao longo de sua evolução. Mas, a pergunta que fica é: Você está preparado para isso?

Se ficar em dúvida, acesse o post Tecnologia e o Mercado de trabalho e saiba como começar a se qualificar.

Talvez você também goste...