18/02/2019

Habilidades essenciais para estudantes e profissionais

Por Sheila Marciani Geraldo

Houve um tempo em que habilidades essenciais significava saber ler, escrever e fazer cálculos matemáticos – o que é muito importante. Mas, o avanço da tecnologia e do conhecimento exige o desenvolvimento e até a criação de novas habilidades.

mulher tocando tela touch

Quando menciono habilidades estou falando de adaptabilidade e não apenas conhecimento. Por exemplo, de nada adianta você fazer um curso de Excel se não souber utilizar a ferramenta  para solucionar problemas da empresa onde trabalha. Mas, o que vemos é exatamente o cenário de estudantes com o currículo repletos de cursos e sem habilidade nenhuma para trabalhar com tais ferramentas.

No post da semana passada falamos do avanço da tecnologia e como isso vai mudar o mundo que conhecemos. Se você não leu ainda, clique aqui. Mas, o que precisa ficar claro é que para competir com os robôs de inteligência artificial precisamos desenvolver habilidades humanas que não podem ser copiadas ou automatizadas. Portanto, é sobre isso que veremos hoje!

Quais habilidades precisamos desenvolver para que a tecnologia seja nossa aliada?

Liderança

Ser líder não quer dizer que você precise mandar, mas, que deva interpretar a situação e conduzir a solução de determinado problema. Por exemplo, você trabalha em um caixa de loja e a empresa não tem nenhuma mídia social. O que você faz? crie um projeto com embasamento, mostre ao gerente que investir em uma rede social vai aproximar os clientes, tornando a divulgação de novidades muito mais ampla. Assim, a empresa ganha, você se destaca e os seus colegas vendem mais.

Adaptabilidade

Adaptabilidade é capacidade que um indivíduo tem de se adaptar de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Hoje muitas empresas estão optando por capacitar seus funcionários em várias áreas da empresa, possibilitando o remanejamento e a produtividade da equipe. Com isso, você precisa estar preparado para desempenhar várias atividades e se adaptar as rotinas não previstas.

Habilidade digital

Habilidade digital não é só ter cursos de informática ou saber manusear ferramentas digitais. Mas sim, utilizar ferramentas para resolver problemas e propor estratégias eficientes que garantam lucro e produtividade para a empresa. Por exemplo, criar um gráfico de despesas utilizando Dashboard no Excel facilita o entendimento da situação sem precisar verificar planilhas.

Pensamento Computacional

Segundo professor Christian Brackmann, o pensamento computacional “é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica de usar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas de conhecimento com a finalidade de resolver problemas de uma maneira individual ou colaborativa”.  Por exemplo, utilizando Pensamento Computacional você primeiro vai abstrair o problema a ser solucionado, depois vai decompor em várias etapas, criar um algoritmo para chegar a solução e executar utilizando padrões eficientes. Assim, fica muito mais fácil chegar a um resultado positivo.

Trabalho em equipe e comunicação

Essas habilidades já são muito importante há décadas. Saber trabalhar de forma colaborativa com os demais colegas de trabalho é fundamental. E ainda, saber se comunicar de forma clara e empática são com toda certeza habilidades essenciais para quem quer se destacar no ambiente corporativo.

Empreendedorismo

Quando falamos em empreendedorismo logo vem a cabeça – pessoa que deseja abrir um negócio próprio- ser empreendedor é muito mais que isso. Um funcionário empreendedor é aquele que deseja sempre inovar, gerar e agregar valor a empresa onde atua. Portanto, seja empreendedor e busque qualificação em diversas áreas.

Cidadania global

Desenvolver essa habilidade quer dizer que você se tornará um cidadão consciente dos riscos e benefícios das suas ações. Por exemplo, hábitos simples mas que fazem a diferença: utilizar papel rascunho, selecionar o lixo, ter empatia com todos os colegas, independente do cargo que exerçam. Ainda mais, cuidar e se preocupar em fazer a sua parte em prol da sustentabilidade da empresa.

Inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos. Assim como a capacidade de lidar com os seus sentimentos e dos seu colegas. Com isso, as empresas estão avaliando como você reage a situações e como se relaciona com os demais a sua volta. Saiba mais sobre inteligência emocional assistindo a entrevista com o professor Pedro Calabrez.

Essas são algumas das principais habilidades que todos devemos desenvolver e manter ao longo da nossa jornada. Habilidades essas que levam tempo e manutenção para que existam de verdade.

A computação é uma área importantíssima para a construção dessas habilidades e você pode começar agora a desenvolvê-las.

Leia também: Tecnologia e o mercado de trabalho e Como a tecnologia vai mudar o mundo

 

Talvez você também goste...