pessoa marcando cartão resposta
10/02/2021

Série Atalhos: Windows para concurso público

Por Sheila Marciani Geraldo

Se você está estudando o Windows para concurso público, sabe o quanto a informática pode ser perigosa e traiçoeira. Ela é uma área nova, que atualiza com bastante velocidade e que pode apresentar várias pegadinhas na hora da prova. Portanto, neste post vamos conhecer os principais atalhos cobrados em concurso público – relacionados ao sistema operacional Windows. Levaremos em consideração os sistemas existentes no mercado hoje: Windows versões 7, 8, 8.1 e 10 do sistema operacional da Microsoft. Para ajudar nesse conteúdo utilizaremos um mapa mental.

Por que utilizar um mapa mental nos estudos?

Nosso cérebro aprende e principalmente grava informações quando é possível fazer associações e fortalecer as nossas sinapses, ou seja, aprendendo algo novo e associando a algo que você vê com frequência.

A sinapse é o que ocorre entre dois neurônios e permite a comunicação neural ou a transmissão sináptica. Saiba mais clicando aqui.

Por isso, é importante que você concurseiro quando for estudar atalhos – um assunto que talvez não seja muito utilizado no dia a dia – procure por situações que permitam que essas sinapses aconteçam e se fortaleçam – mapa mental é um ótimo aliado. Cole ele na parede do seu quarto, na sala, no escritório, enfim, onde você possa ver várias vezes ao dia. Isso fará com que você construa uma imagem em sua memória e na hora da prova poderá recorrer a essa “cola mental”.

Imagem com os principais atalhos para execução no Windows

Vamos ao significado e utilidade de cada um dos atalhos Windows:

CTRL + A = Responsável por selecionar tudo no Windows. Por exemplo, esse atalho não é traduzido, portando, o “A” refere-se a palavra “ALL” no inglês –  tudo.

WIN + T = Exibe o Flip da Barra de Tarefas, que é a miniatura dos ícones fixados, quando a janelas está abertas, mostra sua miniatura, dos botões da Barra de Tarefas.

WIN + TAB = No sistema operacional Win 7 exibe o Flip 3D, que permite alternar entre as janelas abertas por meio de um visual em forma de cascata tridimensional. Já nas versões posteriores esse atalho abre a VISÃO DE TAREFAS, uma área onde você encontras as janelas abertas, seu histórico de navegação no Windows e permite a criação de novas áreas de trabalho.

WIN + M = Responsável por minimizar todas as janelas abertas de uma só vez.

ALT + F4 = Fecha tudo! esse atalho é incumbido de fechar as janelas abertas no Windows. Inclusive você pode desligar o computador utilizando o alt+f4.

WIN + L = Responsável por bloquear a sessão (login) do usuário do Windows.

CTRL + ESC = Abre o menu iniciar.

WIN + D = Mostra a área de trabalho.

CTRL + SHIFT +  ESC = Esse atalho é responsável por abrir o gerenciador de tarefas. 

ALT + TAB = Permite alternar entre janelas abertas no Windows.

CTRL + ALT + DEL = Exibe a tela de segurança do Windows, que dá as opções para bloquear o computador, trocar de usuário, fazer logoff e iniciar o Gerenciador de Tarefas.

WIN + E = Executando esse atalho você abrirá a janela do explorador de arquivos – nas versões anteriores (win 7) era chamado de Windows Explorer. 

Dica de estudo

Contudo, esses são alguns atalhos recorrentes em concurso público, porém, existem outros, sempre é bom estudar o máximo possível deles. Lembrando: os atalhos detalhados no mapa mental e no post são referentes a execução no Windows, no pacote Office eles mudam. Fique atento!

Como dica de estudo, por exemplo, sugiro que você imprima ou construa o seu próprio mapa mental com os atalhos anteriores e cole em um local visível. Se preferir, pode deixar na versão digital como papel de parede do seu computador ou smartphone.

Em conclusão, continue estudando! Leia também Informática: o grande abismo dos concursos. Certamente ajudará a alcançar seu objetivo.

Gostou desse post? Quer de ver mais conteúdos como este no blog? Conte-nos aqui nos comentários!

Abraços e bons estudos.

Talvez você também goste...