03/03/2018

3 maneiras simples e rápidas de fazer backup

Por Luhan Pietro Struecker

Você sabe o que é um backup, pra que serve, por que é importante ter ou como fazer um? Não? Então vamos acabar de vez com essa dúvida.

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Todo mundo morre de medo de perder alguma informação muito importante, quando está armazenada em um computador, ou em um Pen Drive. Para não correr este risco é recomendado que, a todo custo, a pessoa faça uma cópia destas informações e deixe esta cópia armazenada em algum lugar seguro.

Backup é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. É frequentemente utilizado em informática para indicar a existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.

O ato de criar uma cópia segura de alguma informação é chamado de backup (leia becap).

Até aí tudo bem, um termo simples com um conceito fácil de se entender. Mas como você pode criar um backup das suas informações? Sim, de muitas maneiras. Algumas mais simples e outras mais complexas. Vamos ver 3 maneiras mais comuns:

1. Copie os seus arquivos e cole em um PenDrive ou HD Externo.

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Talvez a maneira mais simples de se fazer um backup é copiando os seus arquivos e colando os mesmos em uma mídia removível, como um PenDrive.

O mais importante neste caso é que a mídia removível em questão fique armazenada em local seguro, e de preferência fisicamente distante da fonte original dos dados, pois em caso de algum acidente que possa danificar o local onde os dados estão, ambas as fontes de dados podem sofrer danos, como em um incêndio por exemplo.

2. Salve seus arquivos em um serviço de armazenamento na nuvem

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Um serviço de armazenamento na nuvem é uma das soluções mais recomendadas para se criar um backup, pois estes serviços já contam com várias ferramentas de segurança que visam fornecer maior tranquilidade ao usuário.

Diversas empresas fornecem serviços onde o usuário pode armazenar seus dados. Alguns exemplos são o Google Drive, Microsoft OneDrive, DropBox e iCloud.

Uma grande vantagem destes serviços é que o usuário pode acessar os arquivos de qualquer lugar do mundo, desde que possua acesso à internet. O usuário pode enviar os seus arquivos para o armazenamento contratado e a qualquer momento acessá-los, ou em alguns casos, editá-los sem a necessidade de Download.

3. Crie um armazenamento em uma pasta compartilhada na sua rede.

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Em alguns casos, pode ser criado também um compartilhamento dentro da própria rede. Nela os usuários podem criar cópias dos seus arquivos mais importantes. Uma desvantagem neste caso é que normalmente os computadores da rede ficam próximos uns dos outros. Caso aconteça um acidente físico, as chances de todas as fontes de dados serem danificadas são muito grandes.

Independente da opção escolhida

Para se criar um backup é importante sempre analisar as características e também os pontos positivos e negativos. E sempre se lembrar de manter a cópia de segurança criada em um local seguro e, como já foi dito anteriormente, em local afastado da fonte original dos dados.

E caso a utilização dos dados seja constante, é recomendado que você tenha o hábito de realizar o backup regularmente, para sempre possuir uma versão atualizada das informações.

 

E aí, matou aquela dúvida sobre o que era este tal de backup? Espero que sim. Agora é só não esquecer de fazer os backups e ser feliz.

Conte pra nós: você tem backup das suas fotos da viagem passada?

 

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